O Coral Cênico dos Cidadãos Cantantes

Um tempinho atrás, a Isabela Silva entrou em contato comigo por e-mail para falar sobre o seu projeto de TCC, o podcast Coletive-se – você pode escutá-lo nesse link. Para qualquer pessoa que se interessa sobre saúde mental, é algo a ser escutado com atenção, já que fala um pouco de como é o sistema de psiquiatria na saúde pública, relatos de pessosa que sofrem de algum distúrbio, e ainda fala sobre o Coral Cênico dos Cidadãos Cantantes, que até então eu não conhecia.

294855_228756617177676_997381066_n21

O Coral Cênico Cidadãos Cantantes faz parte da ONG “SOS Saúde Mental, Ecologia e Cultura” e ao CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa Parque Ibirapuera – Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura de Vila Mariana, São Paulo. Ele segue uma política de inclusão entre pessoas que passam por sofrimentos e distúrbios mentais com o público que procura espaços públicos de lazer e cultura na cidade de São Paulo. Como afirma Júlio Cezar Giudice Maluf em seu artigo,

(…) o Coral aparece como uma fuga de um estado de depressão, como que uma “tábua de salvação”; em outro, esta experiência artística é vivida quase como um milagre, possibilitando novos sentidos de vida, especialmente quando se trata da realização de uma criação própria, carregada de vivência e subjetividade – “compor uma música dentro da minha história”.

(…)

A idéia de o trabalho no Coral Cênico se dar pela produção artística, pelo fazer coletivo, e não apenas pela convivência, direta ou indiretamente, perpassa praticamente todos os depoimentos, pois todos defendem o mesmo ponto de vista, que valoriza o indivíduo que faz arte, e participa de um grupo que congrega os mesmos objetivos, no que diz respeito à inclusão e ao respeito às diferenças. É interessante notar que o fazer artístico neste grupo inclui lidar com o outro, e reconhecer o outro em suas diferenças e similaridades. O trabalho de inclusão, considerado fundamental pela própria organização que lhe dá abrigo (o CECCO), espelha-se no processo artístico do grupo, que se evidencia pelo respeito aos ritmos individuais, às escutas diversas e às diferentes vozes.

Aqui dá pra conhecer um pouco do trabalho deles. Inclusão social, apoio e respeito é muito importante para qualquer pessoa que sofra de algum problema de saúde mental.

Espero que gostem!

Anúncios

Um comentário sobre “O Coral Cênico dos Cidadãos Cantantes

  1. Pingback: Não minimize a depressão de ninguém. | Falando sobre Saúde Mental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s